quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ideal (ética)

Um ideal é um princípio ou valor que atua como uma meta. Ideais são particularmente importantes na ética, pelo fato de que eles tendem a determinar o grau com que as pessoas se revelam como reais e sinceras.

Para o idealismo, alguém que alega ter um ideal de honestidade, mas está disposta a mentir para proteger um amigo está demonstrando que não só ele tem a amizade como um ideal, mas também, que esta é mais importante do que a honestidade.

Em algumas teorias da ética aplicada, como a de Rushworth Kidder, não há importância dada a essas ordens como forma de resolver litígios. Na lei, por exemplo, um juiz é frequentemente chamado a estabelecer o equilíbrio entre o ideal de verdade - que iria usar a audiência sem todas as provas, e o ideal da justiça - que exigiria que se mantivessem algumas provas recolhidas injustamente ou impossíveis de serem validadas fora do processo.

Em política ideais desempenham um papel crucial. Durante a Revolução Francesa, os princípios da "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" foram elevadas ao status de ideais. Os Four Pillars of the Green Party são igualmente elevados a esse estado atualmente. Na verdade, a maioria dos movimentos políticos tem um certo conjunto de ideais. No entanto, em muitos casos, pode-se encontrar alguns em que um ideal simplesmente supera o outro para algumas decisões específicas, ou quando todos estavam comprometidos simplesmente para manter opoder para continuar a persegui-los.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: