segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estimando um erro: A tolerância com o legalismo (Parte 02)

O legalismo é um erro. Todo erro tem uma consequência negativa direta ou indireta. Lembrando isto, quais são as consequências do legalismo na vida cristã e na prática pastoral?

01- O legalismo desvia o crente da Graça de Deus

A consequência mais grave do legalismo é ensinar uma salvação que é fruto do esforço humano. Aliás, gravíssima heresia, pois dela depende a saúde espiritual do cristão. Os evangélicos que tanto condenam o catolicismo pela doutrina de "salvação pelas obras" acabam por defender a mesma ideia.

02- O legalismo produz culpa

Enquanto o Evangelho promove libertação e alívio do jugo pesado e enfadonho advindo do pecado, o legalismo enche e escraviza. O legalismo produz culpa para aqueles que já foram justificados em Cristo.

03- O legalismo infantiliza o crente

Crentes legalistas vivem se perguntando "posso isso?", "posso aquilo?", "qual é o limite?", "isso é pecado?" etc. São pessoas eternas dependentes de respostas alheias, pois são incapazes de usar o bom senso e o discernimento produzido pela Palavra de Deus. O legalismo torna o crente uma eterna criança.

04- O legalismo troca a Palavra de Deus pelas "doutrinas de homens"

Os homens vivem inventando regras que Deus jamais determinou. Assim era no passado, assim é no presente, e infelizmente, assim será no futuro. Regras, preceitos e mandamentos saídos das cabeças de homens e mulheres que usam sua criatividade para inventar cargas que a Bíblia não apoia.

05- O legalismo conduz à libertinagem

Engraçado, o legalismo não santifica, mas muito pelo contrário- conduz à libertinagem. Sabe por que o crente cheio de regras humanas acaba seduzido pelo pecado? Ora, simplesmente porque o legalismo não mortifica a carne, todavia encena uma suposta santidade artificial. Não é à toa que muitos que vivem em igrejas rígidas estão ávidos por uma vida exageradamente mundana e pecaminosa.

06- O legalismo trata convertidos como ímpios

O legalismo e o seu sistema tratam os crentes como ímpios que precisam ser regenerados pelo poder da "regra humana". A transformação não vem da parte do Senhor, mas sim do próprio homem.

07- O legalismo acaba no orgulho "espiritual"

O legalista, por confiar em si mesmo, acaba no "orgulho espiritual", onde sempre se acha mais santo que "o resto".

Pois bem, o pior é ver que muitos toleram o legalismo e não enxergam nessa tragédia um grande perigo para a igreja. É bom reler a carta aos Gálatas.

Nenhum comentário: